Regulamento




Regulamento
Capitulo I – Da Participação

Art.1º - Poderão participar todos os associados do clube, em dia com a taxa de manutenção e que tenham feito a inscrição para participação do mesmo.

§1 - Será cobrado uma taxa de todos os associados no ato da inscrição. O atleta que for eliminado por falta, ato de indisciplina ou pedido de baixa não terá sua taxa de inscrição devolvida e também não será válida para o próximo campeonato.

§2 - O atleta que não recolher (pagar) a taxa de inscrição do campeonato será impedido de jogar, a partir da segunda rodada após ter sido comunicado pela Comissão de Esportes.

§3 – Os associados inscritos que pagaram a taxa de inscrição e que ficaram de excedentes e não tenham entrado em definitivo em nenhuma equipe durante o campeonato, não pagará a inscrição para o próximo campeonato.

Art. 2º - As categorias são estabelecidas conforme segue:
Intermediária – os associados com idade entre 16 e 33 anos
Sênior - os associados com idade entre 34 e 46 anos
Master - os associados com idade entre 47 e 54 anos
Super-Master - os associados 55 anos de idade ou mais.

Art. 3º - As equipes serão formadas por associados inscritos, obedecendo rigorosamente a ordem de patrocinadores, diretoria e comissão organizadora, ficando os demais na lista de espera (excedentes), sendo convocados para entrarem no campeonato de acordo com sua categoria, ordem de inscrição, posição e índice técnico, e primeiramente quem não estiver disputando outra categoria.

§1- Regras para convocar coringa:
1 – Número de camisa (posição).
2 – Ordem da lista de excedentes.
3 – Ordem de solicitação.
4 – Falta de excedente do número da camisa, coloca-se o excedente, conforme tabela do parágrafo 2º do Artigo 3, observando-se o índice técnico.
5 – A participação em outra categoria será opcional.

§2 – Tabela correspondente para coringas e substituições:
Nº CAMISA
ORDEM DE Nº CORRESPONDENTES
01
01



02
06
*


03
04
*


04
08
*


05
*03
 *10 


06
02
*04


08
04
*06


09
05
*08


10
*05
*09


OBS – * Não havendo jogadores nas posições correspondentes, a Diretoria de Esportes e Comissão de Esportes fará a substituição dos jogadores a seu critério.ÃDA COMISSÃO
Art.4º - A Comissão Organizadora do campeonato será composta pela Comissão de Esportes (CE), que se reunirá quando necessário na sede social, para apurar e julgar todos os fatos ocorridos, ou que venham a ocorrer durante o campeonato.

§1 – Quando convocado será obrigatória a presença de um integrante de cada equipe, não sendo necessário que seja sempre o mesmo atleta, o não comparecimento do atleta, a equipe perderá o direito de recorrer das decisões.

Art.5º - A Comissão Organizadora com anuência da Diretoria de Esportes, reserva-se do direito de vetar o nome de quem julgar prejudicial ao bom andamento do campeonato.


Capitulo II – Dos Direitos e Deveres

Art.6 º – Todo jogador, independentemente do índice técnico (nota, posição) e estando presente, tem o DIREITO de participar dos jogos de pelo menos um período, que corresponde à metade da duração do tempo normal da partida, em todas as fases do campeonato. O jogador poderá abrir mão de seu DIREITO, comunicando ao mesário que não quer jogar. Sómente a sua equipe poderá reclamar do seu jogador abrir mão do DIREITO, se sentir-se prejudicada. Neste caso deverão comunicar à Comissão para que se tome as providências necessárias. 

          EXCEPCIONALMENTE NA CATEGORIA SUPER MASTER, todo jogador terá o DIREITO de           participar de 45 minutos do tempo de jogo, estando a equipe sujeita às sanções do §1, desde que            o mesmo, reclame desse seu direito dentro dos horários de substituição, não podendo mais fazê-               lo ao término do jogo. 

§1- Caso o jogador se sentir prejudicado no seu direito de participação conforme Art.6º, deverá fazer a sua reclamação para que a mesma seja analisada pela Comissão Organizadora. Se o fato for comprovado, a equipe será penalizada com perda de 02(dois) pontos na classificação geral, bem como, não serão considerados os pontos que vier a ganhar no jogo.

§ÚNICO – Os pontos perdidos pela equipe infratora, não serão revertidos para a equipe adversária.

Art.7 º – A equipe poderá completar o número de jogadores até o início do segundo tempo. O jogador que chegar após o início do segundo tempo, não poderá jogar e será considerado como faltoso na rodada e penalizado com 04(quatro) pontos. Se chegar com atraso e o jogo estiver em sua etapa inicial, o tempo do seu atraso será descontado do tempo a que tem direito de participar da partida.
O JOGADOR QUE CHEGAR ATRASADO, PARA ESTAR APTO À JOGAR, DEVERÁ PESSOALMENTE ENTREGAR A CARTEIRINHA AO REPRESENTANTE DA PARTIDA ATÉ ANTES DO APITO DO ÀRBITRO PARA INÍCIO DO 2º TEMPO. FEITO ISSO PODERÁ COM AUTORIZAÇÃO DO REPRESENTANTE SE AUSENTAR O TEMPO SUFICIENTE PARA COLOCAR O UNIFORME DE JOGO NO VESTIÁRIO.

Art.8º - O jogador que desejar faltar na próxima rodada, deverá avisar a Comissão de Esportes até às 12h00 do dia anterior que antecede ao seu jogo, para providenciar jogador coringa. Na hipótese de avisar após o dia e horário definido, a Comissão não está obrigada a convocar jogador coringa, exceto goleiro.   O jogador somente poderá solicitar coringa se estiver em dia com o pagamento da taxa de manutenção.

§1 – Qualquer falta deverá ser avisada à Comissão de Esportes através do telefone (19) 9.9878-5752, para que seja providenciado um coringa.

§2 – Qualquer tipo de falta em decorrência de feriados, cursos, trabalhos extraordinário, rodadas adiadas e outros), só serão abonadas a critério da Comissão Organizadora.

§3  O associado que trabalhar em turnos de revezamentos, que permitam a participação de no mínimo 1/2 dos jogos previstos, e que apresentar cópia da sua escala de trabalho, a comissão de esportes, não terá suas faltas penalizadas com pontos.

§4 – O pedido de CORINGA está limitado a dois (2) jogadores por equipe na rodada. Não havendo excedentes suficientes para todas as equipes que solicitarem coringa, a Comissão se reserva no direito disponibilizar um (1) jogador coringa para cada equipe. As excessões ficarão à cargo da Comissão de esportes.

§5 – O coringa que não comparecer, será considerado faltoso e penalizado com 04(quatro) pontos, bem como será aplicado os pontos, caso seja punido com cartão durante o jogo.

§6 – O jogador que atuar como coringa, e vier a marcar gol nos jogos, os mesmos só serão somados para efeito de artilharia, caso o jogador passe a fazer parte de alguma equipe no decorrer do campeonato em definitivo.

§7 – Todas as faltas (ausências) dos jogadores que forem avisadas até as 12h00 do dia anterior que antecede o jogo, serão penalizadas com 03(três) pontos.


§8 – Todas as faltas (ausências) dos jogadores que não forem avisadas no prazo descrito no parágrafo 7, inclusive em rodadas adiadas, serão penalizadas com 05(cinco) pontos, exceto quando motivadas por falecimento de parente em primeiro grau, devidamente comprovado.

Art. 9º - As substituições ocorrerão obedecendo aos critérios do Art. 3º.

§1 – O jogador que for substituído por qualquer outro motivo que não seja por pontos, faltas ou punição imposta pela Diretoria Social do Clube e Comissão de Esportes, só poderá retornar ao campeonato, se for na mesma equipe em que estava escalado, sempre respeitando a lista de excedentes conforme Art. 3º (em caso excepcional aplicar o Art. 10º), o mesmo poderá ser convocado como coringa para participar de outra equipe.
AS EXCESSÕES FICARÃO À CARGO DA COMISSÃO DE ESPORTES.

§2 – O jogador que quiser desligar-se do campeonato deverá fazê-lo por escrito, através de carta modelo, e não terá direito no reembolso do pagamento da taxa de inscrição.

§3 – Todo jogador que estiver no banco de reservas, deverá permanecer devidamente uniformizado, caso contrário, o árbitro deverá adverti-lo com cartão amarelo, desde que não tenha recebido nenhum durante o jogo, sendo o mesmo considerado como falta individual e coletiva para a equipe, não tendo a equipe adversária o direito à cobrança de 14(quatorze) jardas.

§4 – O jogador que abandonar a partida antes de seu término, sem ter 05(cinco) faltas, sem ter sido substituído por ter recebido cartão azul ou vermelho, será penalizado com 04(quatro) pontos.

§5 – Será permitida a entrada de excedentes em qualquer fase do campeonato, inclusive nas fases semifinais e finais.

Art.10º - Não havendo mais nenhum jogador na lista de excedente conforme Art.3º para participar do campeonato, a Comissão Organizadora, se reserva do direito de estabelecer novos critérios para substituição, podendo o substituto ter participado ou não do campeonato.

§1  Caso a Comissão Organizadora não consiga mais nenhum jogador para participar do campeonato, a equipe terminará o campeonato como mesmo número de jogadores existentes.

Art.11º - Para participar da partida, o jogador deverá estar munido do uniforme cedido pela Comissão Organizadora (camisa, calção e meias), sendo que a lavagem de todo material será de responsabilidade de cada jogador. O calçado a ser usado será o tênis com solado de borracha, próprio para prática do futebol minicampo, sendo proibido o uso de chuteiras. Será obrigatório o uso de caneleiras pelos jogadores, inclusive os goleiros, quem não estiver devidamente uniformizado, será considerado faltoso na rodada e penalizado com 04 (quatro) pontos.

Art.12 º - Será designado um jogador de cada equipe como capitão, que terá como dever após o termino de cada jogo, conferir todos os lançamentos efetuados na súmula e depois assinar. 
.
Art.13º - Quando um jogador for solicitado pelo capitão de sua equipe para que seja substituído e o mesmo recusar, o capitão deverá comunicar o fato ao árbitro, este  o advertirá com cartão azul para que seja substituído por outro jogador.

§ ÚNICO – Essa regra é aplicável caso o jogador tenha jogado o seu tempo de direito, conforme Art. 6º.


Capitulo III – Regulamentos específicos e normas Disciplinares

Art.14 º - As equipes serão compostas por 09 (nove) jogadores, onde 08 (oito) jogam e 01 (um) será reserva. Poderão ser efetuadas quantas substituições forem necessárias durante a partida, respeitando-se os artigos 6º e 7º deste regulamento.

Art.15 º - Para que uma partida possa ser iniciada, as equipes terão de entrar em campo com no mínimo 06 (seis) jogadores, devidamente uniformizados. Se no decorrer da partida uma equipe ficar reduzida a número insuficiente de jogadores permitido pelo regulamento, tiver jogador expulso ou machucado, que impossibilite de continuar o jogo, perderá os pontos caso esteja vencendo ou empatando, a mesma será considerada perdedora.

§1- os cartões e gols serão mantidos e será acrescido a equipe vencedora um placar com diferença de 03(três) gols a favor. O jogo não será considerado WO. Caso a equipe esteja perdendo será mantido o placar e considerado os gols. Em ambos os casos serão considerados os cartões e as faltas (ausências).

Art.16º - A equipe que após ter iniciado uma partida, abandonar o jogo antes do término da mesma, além de perder os pontos da partida, também perderá 04 (quatro) pontos na classificação geral.

Art.17 º - Somente na primeira partida de cada rodada, haverá tolerância de 15 (quinze) minutos. A equipe que não se apresentar dentro deste prazo será considerada perdedora por WO, salvo por motivo parágrafo 17º do Art. 20.

ÚNICO – Se alguma equipe não comparecer com o número mínimo de jogadores conforme Art.15º, para disputa de uma partida adiada ou antecipada, será considerada perdedora por WO, e penalizada de acordo com o previsto no § 2º do Art.18º .

Art.18 º - Qualquer equipe que provocar o WO, terá a perda de 04(quatro) pontos na classificação geral.

§1- Os jogadores da equipe que provocar WO, e que estiverem presentes, devem se dirigir ao mesário com suas carteirinhas para que sejam anotadas as suas presenças, e para que não sejam considerados como faltosos.

§2- O resultado da partida que ocorreu WO, será considerado como vitória para a equipe presente, pelo placar de 3x0, sendo este registrado no saldo de gols das duas equipes.

§3 - Os jogadores ausentes serão penalizados com 05 pontos e aqueles que chegarem após o árbitro ter confirmado WO da equipe serão penalizados com 04 (quatro) pontos.

Art.19 º - O jogador para poder participar da partida (jogo), deverá obrigatoriamente estar em dia com o pagamento da taxa de manutenção (mensalidade), mediante apresentação do recibo e da carteirinha ou documento com foto para o mesário.

§1 Válida a mensalidade paga até dia 10 (dez) do mês vigente.
de identidade junto com o r de um familiar, neste caso somente uma roda
Art. 20º - O campeonato terá algumas regras especificas:

§1 – Será válido o gol de goleiro, desde que a bola esteja em jogo; 

§2 – Toda falta será em tiro direto (salvo interpretação do árbitro, de falta disciplinar).

§3 – Carrinho será considerado falta, a critério do árbitro da partida;

§4 – Após a 5º (quinta) falta coletiva, a equipe será penalizada com tiro livre direto na marca de 14 (quatorze) jardas. As faltas coletivas serão zeradas após o término do primeiro tempo de jogo, e em caso de prorrogação, as faltas do segundo tempo de jogo serão mantidas para a prorrogação;

§5 – Tanto no tiro de 14 (quatorze) metros como nas penalidades máximas, haverá rebote, (bola em jogo), podendo o goleiro se mexer somente após o momento do jogador adversário vier a chutar a bola;

§6 – Todo jogador que cometer 05 (cinco) faltas individualmente, será imediatamente eliminado da partida, sendo substituído por um reserva (deve ser somado às faltas dos 02 (dois) períodos da partida);

§7 – A reposição da bola no caso de saída de linha de fundo deverá ser feita pelo goleiro com as mãos ou com os pés (a bola não poderá ser colocada no chão), não sendo obrigatório que a bola saia da grande área para a sua reposição.  Não será valido gol de goleiro, a menos que a bola em sua trajetória toque em algum jogador, inclusive no goleiro adversário.

§8 – A cobrança de lateral será opcional, podendo ser com o pé ou com as mãos. Não será válido gol de cobrança de lateral com o pé, a menos que a bola em sua trajetória toque em algum jogador, inclusive no goleiro adversário;

§9 – Duração do tempo de jogo será de 60 (sessenta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 30 (trinta) minutos cada, com 05 (cinco) minutos de intervalo;

§10 – Os goleiros só poderão jogar na linha, desde que não tenha condições físicas para atuar no gol, e a equipe não tenha nenhum outro reserva em condições de jogo;

§11 - Os goleiros não poderão ficar com a bola nas mãos em poder mais que 06(seis) segundos,

§12 – Os goleiros não poderão pegar a bola com as mãos em caso de recuo intencional pelo companheiro da equipe com os pés, e nas cobranças de lateral.

§13 – Será considerada como falta individual e coletiva, as infrações dos itens § 11 e 12, devendo as mesmas serem anotadas para os goleiros e cobradas em dois lances.  Se a distância do local da infração até o gol for inferior a 08 (oito) jardas, a barreira deverá ficar na linha do gol e a bola recuada para obedecer a distância;

§14 – O goleiro que vier a faltar na rodada deverá comunicar com antecedência a Comissão Organizadora, para que seja convocado outro goleiro, na lista de excedentes, independente de categoria, para participar da partida. Na hipótese de ocorrer a falta de mais de um goleiro na rodada, e não haver mais nenhum na lista de excedentes, será dado preferência à equipe que comunicou primeiro.

§15 – Os goleiros inscritos na lista de excedentes poderão ser convocados pela Comissão Organizadora para atuarem na sua ou em outra categoria.

§16 – Caso não haja mais goleiros na lista de excedentes, os goleiros eliminados em qualquer fase do campeonato poderão atuar em qualquer equipe classificada, e será conhecido através de sorteio;

§17 – Caso algum goleiro venha a faltar na rodada, sem aviso prévio, a Comissão Organizadora, convocará outro goleiro coringa se houver algum disponível no clube, para atuar em seu lugar. Porém a equipe deverá iniciar o jogo com um jogador de linha no gol, até os primeiros 15 minutos, somente após este tempo entrará o goleiro coringa.Se a Comissão Organizadora não conseguir um jogador na posição de goleiro, só a ela é reservado o direito de convocar um jogador de linha (que atue no gol) e que esteja no clube para atuar como goleiro coringa.


§18 – Após início da partida, com goleiro coringa, se o goleiro titular chegar ele não poderá mais atuar, mas terá sua falta abonada, se chegar até o início do segundo tempo da partida.

§19 – Iniciada a partida com o goleiro titular da equipe, seja qual for o motivo de sua saída durante o jogo, a equipe não poderá contar com o goleiro substituto;

§20 – A equipe que tiver o goleiro ou jogador de linha suspenso por qualquer ato de indisciplina terá direito a um coringa, na próxima rodada;

§21 – Nas partidas da semifinal e final, as faltas cometidas no segundo tempo, valerão para a prorrogação, bem como os cartões;

§22 – O pênalti será falta individual e não coletiva, dependendo da gravidade da falta o atleta será advertido com cartão pelo arbitro, caso contrário o pênalti não será necessário (uma regra) que se aplique cartão amarelo: Todo ou qualquer pênalti não é igual cartão amarelo

§23 – A pontuação do campeonato será a seguinte:
a) Vitória ............03 pontos;
b) Empate ..........01 ponto;
c) Derrota........... 00 ponto.

Art. 21° – Os critérios de desempate na fase classificatória serão os seguintes:
a) Pontos ganhos;
b) Números de vitórias;
c) Saldo de gols;
d) Gols marcados;
e) Confronto direto, SE ENTRE DUAS EQUIPES;
f) Sorteio (caso as equipes empatem em tudo)

Art. 22º – Se uma partida tiver que ser interrompida pelo árbitro ou Comissão Organizadora, por qualquer que seja o motivo, exceto nos casos previstos no art. 15º, sendo obedecidos os seguintes critérios;
a) Se o tempo de jogo tiver atingido ou excedido à 2/3 (40 minutos) da partida, será dada como encerrada, e será mantido o resultado;
b) Se o tempo jogo não tiver atingido ou excedido à 2/3 (40 minutos) da partida, será realizada uma nova partida em data a ser definida pela Comissão Organizadora, sendo que o resultado da partida interrompida não será considerado.

Art. 23º - Todos os jogos serão pré-estabelecidos com o dia e horário definido pela Comissão Organizadora, e só a ela é reservado o direito de cancelar uma partida ou rodada. Se isto acontecer, todos serão informados com antecedência através de avisos, da internet, blog ou por meio de comunicados fixados nos murais do clube.

Art. 24º - Ao desligar-se do campeonato seja qual for o motivo (pontos, faltas, atos de indisciplinas ou carta de desligamento), se o jogador não devolver o seu uniforme (camisa, calção e meias) o mesmo será multado em R$ 50,00 (cinquenta reais), que será cobrado através de um recibo anexado a sua taxa de manutenção.

Art. 25º - Todo jogador que agredir alguém fisicamente, quer seja dentro e fora do campo de jogo, será automaticamente eliminado do campeonato, sendo substituído por um outro da lista de excedentes conforme Art.3º, devendo o fato ser julgado pela Comissão Organizadora e Diretoria Executiva, que poderá aplicar novas penalidades.

§ ÚNICO: Agressão por ofensas verbais e morais, serão passiveis de eliminação do campeonato.

Art. 26º - O jogador que tiver o estado de embriaguez constatado pelo árbitro, pelos companheiros de equipe ou pela Comissão Organizadora, ou ingerindo bebida alcoólica antes ou durante o intervalo do jogo, será vetado a sua participação no mesmo, e será severamente punido, aplicando-se conforme o caso, o Art.5º e  §1º do Art. 31.

Art. 27º - O jogador que durante a partida utilizar de palavras de baixo calão, deverá ser punido com cartão pelo árbitro, sendo considerado como falta individual e coletiva conforme Art.34º.do considerado como falta individual e coletivo conf. Art. 34º.

Art. 28º - Todo jogador eliminado da partida, independentemente de qualquer cartão (amarelo, azul ou vermelho), aplicado pelo árbitro, por motivo de agressão, ofensas, etc., será o mesmo julgado pela Comissão Organizadora, podendo sofrer quaisquer punições, até sua eliminação do campeonato.

§ÚNICO – Caso a partida seja última do jogador no campeonato em qualquer fase do campeonato, poderá sofrer punição para o próximo campeonato que vier participar, à critério da Comissão Organizadora.

Art. 29º - O atleta que se apresentar para jogar com gesso, meia tala ou qualquer outro material que coloque em risco a integridade física do seu adversário não poderá jogar e ficará com falta (poderá usar somente ataduras).

Art. 30º - Os cartões que os jogadores receberem durante o campeonato terá a seguinte pontuação:
Amarelo...................01 ponto.
Azul.........................02 pontos.
Vermelho ............... 03 pontos.

Art. 31º - Os jogadores que completarem uma série de 15 (quinze) pontos obtidos através da somatória dos cartões recebidos e outras penalidades (faltas, não jogar o tempo mínimo, etc.) em todas as fases do campeonato, conf. Art. 8º e §2, e Art. 30º, serão automaticamente substituídos por outro jogador da lista de excedentes, obedecendo os critérios do Art. 3º.

Art. 32º - Todo jogador que for punido com cartão azul, será eliminado da partida, podendo ser substituído por um jogador reserva.

§1 – Dependendo do motivo da ocorrência dentro ou fora de campo, independente de cartões, o jogador poderá ser julgado pela Comissão Organizadora, para que sejam tomadas as devidas providencias.

§2 – O cartão azul elimina o cartão amarelo recebido pelo atleta na mesma partida, o atleta será penalizado com 02(dois) pontos, somente do cartão azul.
§3 – O cartão vermelho elimina os cartões amarelo e azul recebidos pelo atleta na mesma partida, o atleta será penalizado com 03(três) pontos, somente do cartão vermelho.

Art. 33º - Todo jogador que for punido com cartão vermelho, será eliminado da partida, e penalizado com 03 (três) pontos podendo ser substituído por outro jogador reserva, após 05 (cinco) minutos, a contar do momento de sua expulsão, ficando o mesário responsável de avisar quando der o tempo.

§1 – Dependendo da ocorrência que vier a ocorrer dentro ou fora de campo de jogo, independente de cartões, o jogador poderá ser julgado pela Comissão Organizadora, para que sejam tomadas as devidas providencias.

Art. 34º - Qualquer cartão amarelo, azul, ou vermelho recebido por algum jogador por reclamação ou qualquer outro motivo fora do lance de falta (conforme interpretação da arbitragem), deverá ser assinalado na súmula do jogo como falta individual para o jogador que a recebeu, e coletiva para sua equipe, não tendo a equipe adversária o direito à cobrança de 14 jardas.

Art. 35º – O jogador eliminado do campeonato, seja qual for o motivo da punição imposta pela Comissão Organizadora, será substituído por jogador da lista de excedente (conforme art.3º), e o mesmo não precisará cumprir nenhuma punição.

Art. 36º - O jogador punido com cartão será penalizado com uma taxa, conforme tabela abaixo:
Cartão amarelo.................R$ 3,00.
Cartão Azul .................  ....R$ 5,00.
Cartão Vermelho...............R$ 8,00.

§1 – O jogador deverá recolher (pagar) esta taxa ao mesário antes do início da partida. Caso não efetue o pagamento, será impedido de participar da partida e será considerado como faltoso.

§2 – O jogador punido com os cartões amarelo, azul e vermelho na mesma partida deverá recolher (pagar) a soma total dos mesmos correspondentes a R$ 16,00 (dezesseis) reais.

§ - Os coringas que não pagaram tx de inscrição pagarão R$ 5,00 por convocação, até atingir o total de R$60,00. Caso seja chamado para entrar fixo pagará o valor que falta para completar os R$ 60,00 da taxa.


Capitulo IV – Do Árbitro

Art. 37º - A tolerância do tempo para início dos jogos será de total autonomia do árbitro da partida, sem interferência de qualquer membro da Comissão Organizadora (tolerância de 15 (quinze) minutos somente na primeira partida de cada rodada.

Art. 38º - O árbitro fica encarregado de examinar se os atletas estão munidos com material apropriado, como tênis para futebol minicampo, caneleira, calção (cores e detalhes). E caso o atleta não esteja com material de sua equipe patrocinadora, o mesmo deverá ser impedido de jogar, a menos que venha a trocar o material. Somente o goleiro coringa será autorizado a jogar com material que não seja da equipe patrocinadora.

Art. 39º - O árbitro deverá na metade de cada tempo de partida, avisar as equipes que estiverem jogando, o tempo de jogo, para que os capitães realizem as substituições.

Art. 40º - É dever de todo árbitro, após o término de uma partida que teve algum jogador expulso (Cartão vermelho), elaborar detalhadamente um relatório no verso da súmula de jogo, mesmo que não tenha ocorrido nenhuma expulsão, mas algum jogador tenha cometido atitudes antidesportiva e sociais, dentro e fora do jogo, usará o árbitro o mesmo procedimento fazendo um relatório detalhado do ocorrido.

Art. 41º - O responsável pela equipe de arbitragem tem a incumbência de consultar os dias e horários dos jogos do campeonato através da rede social do Clube (blog, site e facebook). Caso venha ocorrer alguma alteração inesperada, a Comissão de Esportes se incumbe de avisar o responsável pela equipe de arbitragem.

Capítulo V – Penalidades

Art. 42º – Infrações do campeonato e suas punições:
Punição:  De 01 (um) à 03 (três) pontos + 01 (uma) partida à critério da Comissão após julgamento:
-  Ofender moralmente o árbitro durante ou após o término da partida.
- Praticar ato de hostilidade, gestos obscenos, palavrão em relação a componentes de sua equipe, as equipes adversárias ou a torcedores.
-  Vestir o calção dentro de campo.

Punição: De 01 (um) à 04 (quatro) pontos:
-  Praticar jogada violenta.
- Desistir de disputar uma partida, depois de iniciada ou tentar impedir por qualquer motivo o seu prosseguimento.
-   Assumir atitude contrária a disciplina ou a moral desportiva.
-   Proceder desleal ou inconvenientemente durante a partida.
-  Fazer necessidades fisiológicas dentro de campo ou nas imediações dos campos.

Punição: Eliminação do campeonato e sujeito as sanções previstas no Estatuto Social do Clube:
-   Agressão física contra a arbitragem.
-   Praticar agressão física contra companheiros de equipe ou componentes da equipe adversária.
-   Participar de conflitos ou tumultos, durante ou após a partida, dentro ou fora de campo.
- Ofensas morais contra membros da Diretoria Social ou Comissão Organizadora.

Art. 43º - Qualquer pedido de baixa do campeonato, será analisado pela comissão de esportes. Dependendo do motivo da baixa, o jogador será julgado e se necessário punido ou eliminado do campeonato.

Art. 44º - Dependendo da gravidade da ocorrência, o jogador poderá ser punido mais severamente, com encaminhamento do fato a Diretoria Executiva do Clube, para aplicação de penalidades previstas no Estatuto Social do Clube.



Capitulo VI – Sistema de disputa do Campeonato

Art. 45º – O Campeonato nas suas 04 (quatro) categorias será disputado da seguinte forma:

INTERMEDIÁRIA / SÊNIOR

1ª Fase: As equipes disputarão entre si em turno e returno completo, classificando-se as equipes de 1º à 7º colocados;

2ª Fase:                                     REPESCAGEM  
O 1º colocado estará automaticamente classificado para a semi final.
2º colocado x 7º colocado
3º colocado x 6º colocado
4º colocado x 5º colocado
As equipes se enfrentarão em jogo único com vantagem do empate para a equipe melhor classificada do confronto.

3ª Fase:                                    SEMI FINAL 
 1º colocado                         x     Vencedor 4º/5º colocado
 Vencedor 2º/7º colocado    x     Vencedor 3º/6º colocado
As equipes se enfrentarão em 02 (duas) partidas sem vantagens.
1 vitória para cada, não importando o saldo de gols entre a disputa, decisão por pênaltis;
2 empates, decisão por pênaltis

4ª Fase:                                        FINAL

            Vencedor 1º/4º/5º colocado  x  Vencedor 2º/3º/6º/7º colocado

DISPUTA EM PARTIDA ÙNICA SEM VANTAGEM, DECIDINDO-SE NOS PÊNALTIS EM CASO DE EMPATE NO TEMPO NORMAL

OBS: EM NENHUMA FASE HAVERÁ PRORROGAÇÃO.


MASTER
1ª Fase: As equipes disputarão entre si em turno e returno completo, classificando-se as equipes de 1º à 8º colocados;

2ª Fase:                                     REPESCAGEM  
1º colocado x 8º colocado
2º colocado x 7º colocado
3º colocado x 6º colocado
4º colocado x 5º colocado
As equipes se enfrentarão em jogo único com vantagem do empate para a equipe melhor classificada do confronto.

3ª Fase:                                    SEMI FINAL
 Vencedor 1º/8º colocado    x     Vencedor 4º/5º colocado
 Vencedor 2º/7º colocado    x     Vencedor 3º/6º colocado
As equipes se enfrentarão em 02 (duas) partidas sem vantagens.
1 vitória para cada, não importando o saldo de gols entre a disputa, decisão por pênaltis;
2 empates, decisão por pênaltis

4ª Fase:                                        FINAL
 Vencedor 1º/8º/4º/5º colocado  x  Vencedor 2º/3º/6º/7º colocado

DISPUTA EM PARTIDA ÙNICA SEM VANTAGEM, DECIDINDO-SE NOS PÊNALTIS EM CASO DE EMPATE NO TEMPO NORMAL

OBS: EM NENHUMA FASE HAVERÁ PRORROGAÇÃO.

SUPER MASTER

1ª Fase: As equipes disputarão entre si, em 03 turnos, classificando-se do 1º ao 5º colocado

2ª Fase:                                                 REPESCAGEM
O 1º, 2º e 3º COLOCADOS estarão pré classificados para a Semi final.
4º colocado  x  5º colocado
Vantagem de empate, no tempo normal, para a equipe 4ª colocada.

3ª Fase:                                                    SEMI FINAL

Colocado  x  Vencedor 4º/5º colocado
2º Colocado  x  3º Colocado
DISPUTA EM PARTIDA ÙNICA SEM VANTAGEM, DECIDINDO-SE NOS PÊNALTIS EM CASO DE EMPATE NO TEMPO NORMAL

4ª Fase:                                                        FINAL

Vencedor 1º/4º/5º colocado    x    Vencedor 2º/3º colocado
DISPUTA EM PARTIDA ÙNICA SEM VANTAGEM, DECIDINDO-SE NOS PÊNALTIS EM CASO DE EMPATE NO TEMPO NORMAL

OBS: NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO EM NENHUMA FASE.
EM CASO DE DISPUTA DE PENALIDADES, SERÃO 05 (CINCO) COBRANÇAS PARA CADA LADO. EM CASO DE EMPATE, COBRANÇAS ALTERNADAS ATÉ UMA 1ª VANTAGEM PARA DEFINIR O VENCEDOR.

Art. 46º A Diretoria de Esportes e Comissão Organizadora, premiará as equipes com a defesa menos vazada em cada categoria, que será a média de gols sofridos em todos os jogos em que a equipe participou, considerando inclusive a 1ª fase (1º e 2º turnos), repescagem, quartas de final, semifinal e final. Nesse caso será o goleiro da equipe que receberá o troféu, de defesa menos vazada.

Art. 47º - A Diretoria de Esportes e Comissão Organizadora premiará ao final do campeonato a equipe campeã e vice-campeã (medalhas), artilheiro(troféu), defesa menos vazada(troféu) e o patrocinador campeão, vice-campeão (troféus), de cada categoria.

Art. 48º - Os casos omissos ou de dúbia interpretação serão analisados e resolvidos pela Diretoria de Esportes e Comissão Organizadora, ou seja, Comissão de Esportes.                                   


JANEIRO/2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário